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Os alimentos que deixam a gengiva mais forte e saudável



Você sabe que os alimentos e a bebida que consome têm um papel fundamental na sua capacidade de manter sua gengiva mais forte e também mais saudável?

A vida pode ficar muito atarefada. É fácil se perder no dia a dia tribulado, e mais fácil ainda tomar decisões equivocadas sobre o que comer quando se está estressado ou concentrado demais. Portanto, esses fatores podem ter um impacto negativo na saúde de seus dentes e gengiva.

Com certeza, você sabe que suas escolhas alimentares afetam sua saúde geral. Mas pouca gente compreende as maneiras com que esses alimentos afetam sua saúde oral, e isso é fundamental para cuidar bem da sua boca. Por isso, vamos te mostrar quais deixam a sua gengiva mais forte.


Alimentos que te ajudam a ter uma gengiva mais forte

Seus dentes estão sempre com você. Portanto, exercitar e fortalecer os dentes é tão importante quanto o resto do corpo. Eis alguns alimentos que você pode comer para garantir que, além dos seus dentes, tenha a gengiva mais forte.

  • Alimentos com muita vitamina C: Morango, cenoura e outros alimentos com alta concentração de vitamina C não apenas fortalecem seu sistema imunológico, como mantêm seus dentes e sua gengiva saudáveis.


  • Queijo e iogurte: As bactérias em queijos e iogurtes são ótimas para seus dentes. Elas reduzem os ácidos na sua boca e ajudam a remover as bactérias ruins.


  • Hortaliças: Couve, espinafre e acelga são repletos de vitaminas A e B, que se acredita promover o bom fluxo sanguíneo para seus dentes, ajudando a fortalecer o esmalte e a prevenir cáries.


  • Leite e proteínas magras: Alimentos lácteos e proteínas magras (como frango e peixe) são repletos de cálcio e fósforo. Ambos são necessários para proteger e manter ossos saudáveis, inclusive a gengiva mais forte.

Alimentos a ser evitados

Quando você pensa na relação entre dieta e saúde bucal, existe uma regra simples: se engorda, provavelmente faz mal para a gengiva. Eis alguns alimentos que podem ter um ótimo sabor, mas que definitivamente não colaboram para a saúde de seus dentes e para ter a gengiva mais forte:

  • Alimentos com açúcar: Seu corpo pode desejar balas, bolos e docinhos, mas o alto conteúdo de açúcar desses alimentos é exatamente o que as bactérias que formam a placa bacteriana na sua boca precisam para crescer e se reproduzir.

  • Alimentos com amidos: Petiscos e batatas fritas podem ser um ótimo alimento para a alma em um dia estressante, mas eles também são um excelente combustível para placa bacteriana e gengivite.

  • Alimentos ácidos: Suco de laranja, café e vinho tinto são deliciosos, mas contêm um alto teor de ácidos que amolecem o esmalte, mancham e enfraquecem os dentes. Consumir essas bebidas em moderação diminui bastante o risco de sofrer com dentes sensíveis e doloridos.

  • Gelo: Talvez você não esperasse por isso, mas mastigar gelo é uma ótima maneira de causar estragos ao esmalte dos dentes.


Quando falamos da saúde bucal, nos referimos também a ter uma gengiva mais forte. Por isso, preste bem atenção na sua alimentação. E conte com a Simples Implantes para cuidar do seu sorriso!

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