top of page
Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

Causas da afta e o que fazer para aliviar o incômodo



É muito comum o aparecimento de pequenas lesões na mucosa bucal, nas gengivas, no céu da boca, nas bochechas, ou na parte de baixo da língua. As aftas surgem por diversos motivos e podem aparecer com mais regularidade dependendo da pessoa. A seguir, apontamos as principais causas do problema.


Afinal de contas, o que causa afta?


Ainda não se sabe a causa exata do surgimento das aftas, mas especialistas apontam uma série de fatores que podem influenciar. Na maior parte das vezes, as aftas não apresentam relação com outras doenças.


Porém, em alguns casos, as aftas podem surgir por causa de deficiências nutricionais, infecção pelo HIV e doenças raras, como síndrome de Behçet, neutropenia cíclica, síndrome PFAPA, síndrome de Reiter, síndrome Sweet e síndrome MAGIC.


Nos casos mais comuns, as aftas podem ser causadas por:

- Baixa imunidade

- Alimentos ácidos e refrigerante com muita frequência

- Estresse

- Inflamação digestiva

- Má higiene bucal

- Escovação excessiva

- Tabagismo


O que fazer para aliviar o incômodo


Infelizmente, ainda não existe uma solução que acabe com a afta, mas existem algumas opções para tratar e diminuir o desconforto. Algumas pomadas com efeito analgésico e anti-inflamatório ajudam bastante.


O raio laser aplicado em baixa potência por um dentista qualificado também é um tratamento eficaz com resultados mais rápidos.

Em casa, a orientação é manter a higiene bucal em dia, evitar o consumo de alimentos muito condimentados e fugir de receitas caseiras, que não possuem evidência clínica no tratamento de aftas.

Como prevenir as aftas


Uma das medidas para evitar aftas é ter uma dieta rica em legumes, grãos integrais e frutas frescas, evitar o consumo de alimentos e bebidas ácidas. Alimentos muito picantes também podem irritar a boca propiciando o aparecimento dessas lesões. Outro hábito fundamental é manter a escovação em dia após as refeições, bem como o uso de fio dental.

Além disso, ter cuidado com o aparelho ortodôntico também é importante, pois caso as peças estejam machucando a mucosa, isso pode favorecer o aparecimento de aftas. Portanto, é fundamental ter um acompanhamento contínuo com a ortodontia para garantir que o aparelho não machuque o paciente.


Quando a afta passa a ser um problema sério


É absolutamente normal ter aftas em alguns períodos da vida, mas é preciso ficar de olho na frequência que essas lesões aparecem. Isso significa que, ter afta toda semana, ou mais do que 15 dias, já é preocupante. De modo geral, qualquer ferida na boca deve ser examinada por um dentista o quanto antes.


Onde posso fazer o tratamento?


A afta costuma desaparecer naturalmente, após alguns dias, porém, se o paciente sentir muita dor e desconforto na hora de se alimentar, é importante o uso de medicação.


Em caso de aparecimento de qualquer lesão bucal, é recomendado que um profissional da saúde avalie cuidadosamente. Na Simples Implantes você encontra dentistas altamente preparados para te atender com excelência, em todas as nossas unidades.


Contamos com um espaço moderno, aparelhos avançados e atendimento humanizado. Procure a unidade mais próxima para agendar a sua consulta agora mesmo.


Gostou do post? Compartilhe com os seus amigos!

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Simples Implantes
  • Instagram Simples Implantes
  • YouTube Simples Implantes
bottom of page