top of page
Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

O tratamento mais rápido e eficaz para a gengivite


A inflamação na gengiva mais conhecida como gengivite, é um problema de saúde bucal muito comum. Quando existe o acúmulo de restos de alimentos sobre os dentes as bactérias crescem ainda mais e isso causa a infecção da gengiva.


Sem o tratamento adequado, essa condição pode piorar e levar o paciente a uma periodontite, que pode causar até a perda dos dentes. Então fique atento e leia o artigo de hoje para descobrir qual o melhor tratamento para gengivite.


Quais são os sinais da gengivite


A falta de uma visita regular ao dentista e a higienização de forma incorreta causam a gengivite. Além disso, outros motivos que levam a aumentar o risco dessa inflamação são: alguns medicamentos específicos, cigarros, estresse e alterações hormonais.


Existem alguns sinais básicos de que a gengiva do paciente não está saudável, entre eles:

  • Sangramento na gengiva;

  • Gengiva inchada, muito vermelha sem aquele aspecto de tonalidade rosada natural;

  • Dentes moles;

  • Mau hálito constante.


Como tratar a gengivite


Os enxaguantes bucais também auxiliam no tratamento da gengivite, porém, somente os produtos que impedem a reprodução das bactérias ajudam de forma eficaz, ou seja, não são todos.


Além disso, essa prática é apenas um dos tratamentos para conter a inflamação na gengiva e deve ser indicado somente por um profissional da área. O tratamento para gengivite é realizado exclusivamente no consultório.


O primeiro passo é a limpeza, removendo toda a placa bacteriana, em seguida é realizada a raspagem do tártaro e o paciente será orientado sobre os cuidados que precisa manter em casa inclusive, o uso de medicamentos e produtos de higiene bucal apropriados.


Em resumo, os enxaguantes podem sim auxiliar no tratamento da gengivite, mas eles devem ser prescritos pelo dentista. Caso contrário, o paciente corre o risco de investir em produtos que não são eficazes e até piorar a situação.


Como prevenir a gengivite


Uma das medidas mais simples e que ajuda muito é a aplicação diária do fio dental, que remove exatamente essa massa gerada pelos resíduos de alimentos, que se acumula entre os dentes, de difícil acesso.


Sem falar que a ida regular ao dentista também é primordial, até mesmo para se certificar de que está fazendo corretamente a escovação.


Mitos e verdades sobre a gengivite


Doença na gengiva não é preocupante.

Mito! A gengivite é a primeira fase da doença gengival, que se não tratada pode evoluir periodontite, que é irreversível, não pode ser resolvida e pode ocasionar até a perda dos dentes.


Escovação muito forte pode causar sangramento da gengiva.

Verdade! Não só a gengivite pode gerar esse sangramento, mas também a escovação com pressão excessiva. As escovas que possuem cerdas muito duras também não são recomendadas.


Na presença de sangue na saliva ao escovar os dentes, é importante comunicar ao dentista para que a avaliação clínica seja feita o quanto antes.


Onde posso tratar a gengivite


Na Simples Implantes você encontra uma equipe de profissionais com atendimento acolhedor para realizar o tratamento da gengivite com muito conforto e segurança.


Contamos com um espaço moderno, aparelhos avançados e atendimento humanizado. Procure a unidade mais próxima para agendar a sua consulta agora mesmo.


Gostou do post? Compartilhe com os seus amigos!

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Simples Implantes
  • Instagram Simples Implantes
  • YouTube Simples Implantes
bottom of page