top of page
Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

Tudo que você precisa saber sobre reimplante dentário


Quando o dente sofre um trauma em virtude de algum acidente, queda, além da saúde, o alinhamento e a estética do sorriso ficam totalmente comprometidos, certo? Existe um procedimento odontológico chamado reimplante dentário imediato, que corrige a área do traumatismo de forma rápida. Vamos explicar a seguir como funciona.


Mas antes: o que é o implante dentário?


No implante o dentista introduz pinos de titânio abaixo da gengiva, no osso, que substituem a raiz do dente. Esses pinos servem de sustentação para os dentes artificiais, ou seja, é uma técnica altamente eficaz, que funciona como uma prótese permanente. Para que o procedimento seja realizado com segurança, é necessário que o paciente tenha ossos e gengivas saudáveis para sustentar o implante.


Outro benefício do implante dentário é que o material do pino é totalmente compatível com o nosso organismo e o paciente não corre o risco de rejeição, além de o titânio não enferrujar. Os requisitos para manter o implante com saúde são realizar a higiene bucal adequada e visitar o dentista regularmente.


E o reimplante dentário imediato?


Enquanto no implante o material que será implantado é externo e não tem origem no nosso organismo, no reimplante dentário o dentista recoloca o dente avulsionado em seu próprio alvéolo, logo após o trauma.


É um procedimento para reintegrar o dente a sua cavidade retomando a posição normal, sem precisar implantar materiais externos. Existem algumas condições para realizar esse tipo de implante, algumas delas são:


- Quando o dente sai por inteiro deixando o alvéolo ou osso intactos é mais seguro realizar o reimplante, já que a base traz firmeza para o dente reimplantado e consequentemente, o procedimento tem mais chances de ser bem-sucedido.


- É importante que o fragmento tenha caído no máximo até 2 horas antes da chegada ao dentista, o soro ou leite são excelentes alternativas para conservar o dente.


Sendo assim, se o dente que sofreu trauma está preservado e a chegada ao dentista for rápida, as possibilidades de o reimplante dentário ser realizado com êxito são grandes. Somente o dentista poderá avaliar e decidir se essa é a melhor solução.


Como conservar o dente para o reimplante dentário?


É importante limpar o fragmento dentário sem esfregar e sem tocar em sua raiz, inserir na boca, pois a saliva tem um papel essencial para ajudar na conservação do dente.


Em casos de traumas em crianças muito novas é recomendado evitar a recolocação do dente na boca para impedir possíveis engasgos. Lembrando que o soro ou leite são opções muito eficientes para conservá-lo nessa situação.


Evite colocar o dente imerso na água, ou envolve-lo em papel, toalha porque isso dificulta a realização do reimplante.


Onde posso realizar meu reimplante dentário?


Se você precisa de um profissional confiável para realizar reimplante dentário em BH e região metropolitana, conheça a Simples Implantes! Contamos com uma estrutura confortável e moderna, equipe altamente capacitada e com um atendimento humanizado.


A Simples Implantes atua há mais de 14 anos no mercado mineiro, sendo referência em implantes dentários. Faça sua avaliação!

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Simples Implantes
  • Instagram Simples Implantes
  • YouTube Simples Implantes
bottom of page