O que pode causar a perda de um implante?

O tratamento com implante dentário apresenta uma taxa de sucesso superior a 98%. No entanto, há algumas situações que podem causar a perda do implante. Claro que isso depende dos cuidados do paciente, principalmente em relação às recomendações do dentista após o tratamento.

Neste post, vamos citar em que casos o paciente corre o risco de perder o implante dentário. Confira!

Má higiene bucal

Quando o paciente não cuida de sua higiene bucal de forma adequada, há risco de ele desenvolver doença periodontal. Nesse caso, se a doença não for tratada, ela destrói os ossos e tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes e do implante dentário.

Trauma oclusal

O processo mastigatório desgasta os dentes naturalmente, pois é preciso força para triturar os alimentos. Quando o paciente faz tratamento com o implante, há mudanças na mordida e por isso, é necessário mais força para mastigar a comida. Esse fator causa trauma oclusal, gerando perda óssea e consequentemente, a perda do implante.

Quando o paciente sofre de bruxismo, o problema de desgaste ainda pode ser agravada, causando a perda do implante precocemente.

Diabetes

Pessoas com quadro de diabetes descontrolada têm mais facilidade para desenvolver doenças nas gengivas como gengivite e periodontite — uma doença grave que atinge os ossos e tecidos responsáveis pelo suporte do implante. Quando esses ligamentos são destruídos, não há como o implante ficar fixo na boca, então ele cai.

Cigarro

O cigarro reduz o fluxo sanguíneo e prejudica a cicatrização da cirurgia de implante. Por isso, quando o paciente insiste em fumar depois do procedimento, há um risco muito grande de não haver a osseointegração, que é um processo fundamental para que o implante fique fixo na boca. Caso o processo seja prejudicado, o paciente corre o risco de perder os implantes.

Onde encontrar profissionais qualificados para fazer um implante dentário?

Na Simples você encontra profissionais altamente qualificados, aptos a realizar o tratamento de implantes dentários com a total segurança e eficiência. A equipe da clínica é altamente qualificada, trabalha com os melhores materiais e está sempre em busca de novos conhecimentos para oferecer o que há de mais moderno na odontologia para nossos pacientes.

Gostou do post e quer dicas sobre tratamentos dentários e saúde bucal? Siga o perfil da Simples no Instagram e acompanhe as postagens diárias!