O que fazer se o seu dente quebrar?

A perda de um dente causa não só uma falha na estética do sorriso, mas também problemas com a mastigação, infecções e até dores na mandíbula. Por essa razão, ao perceber que o seu dente quebrou é importante seguir alguns cuidados, que falaremos a seguir.

São várias as causas de uma fratura no dente, porém, é recomendado a consulta com um profissional capacitado para avaliar cada caso e jamais aplicar soluções caseiras. Logo abaixo, vamos esclarecer o que fazer se o seu dente quebrar. Confira!

Não é só os traumas que causam a perda dos dentes

As cáries e doenças na gengiva também podem resultar na perda dos dentes. Quando negligenciadas, elas enfraquecem a dentição e quando o paciente percebe, já é tarde demais. Além disso, existem alguns hábitos que contribuem para essa condição como abrir objetos com os dentes, morder unha e até mesmo casos de bruxismo.

Meu dente quebrou e agora? O que fazer?

A primeira recomendação é guardar parte do dente em um recipiente com soro porque ele pode ser utilizado no tratamento. O segundo passo é limpar a região fazendo um bochecho com enxaguante bucal para evitar o acúmulo de qualquer sujeira no local.

Para controlar o sangramento o paciente pode realizar uma compressão com gaze ou toalha limpa por alguns minutos. O próximo passo é ir ao dentista imediatamente e evitar a automedicação, pois somente o profissional poderá avaliar cada situação.

As consequências do dente quebrado vão além

Se engana quem pensa que os efeitos de um dente quebrado podem ser vistos somente na estética do sorriso. A quebra de um dente pode ocasionar sangramentos, dores na região, desconforto na hora de mastigar os alimentos, maior sensibilidade no local.

Isso significa que, optar por manter um dente quebrado sem tratamento pode trazer diversos prejuízos, sem falar nas infecções locais que se não tratadas, podem se transformar em graves infecções generalizadas. Portanto, é fundamental consultar o dentista o quanto antes.

Como tratar um dente quebrado?

O tratamento pode ser desde os mais simples até os mais complexos, vai depender do caso de cada paciente. De qualquer forma, para tratar a perda de um dente pode ser utilizado uma restauração de resina simples ou o tratamento de canal.

Sem falar que em caso de traumas, é primordial o acompanhamento com o dentista para tirar radiografias regulares e verificar possíveis alterações a longo prazo. Em casos específicos, o dente quebrado pode causar a perda dentária sendo necessário após a extração, a utilização de uma prótese ou implante dentário.

Onde realizar o procedimento?

A Simples Implantes atua no mercado mineiro há mais de 14 anos e embora seja especializada em implantes dentários, também atua em todas as áreas da odontologia.

Na Simples Implantes você encontra o acolhimento que você precisa para avaliar a sua situação de forma rápida e ágil. Contamos com aparelhos modernos, estrutura aconchegante e 4 unidades para escolher (Santa Efigênia, Planalto, Padre Eustáquio e no Centro de Betim). Procure a unidade mais próxima e agende a sua consulta.

Gostou do post? Então compartilhe com os seus amigos!