O que é um implante com carga imediata? Entenda seus benefícios
Quando falamos em implante com carga imediata estamos falando de uma técnica que permite que as próteses — dentes artificiais — sejam colocadas logo após a cirurgia de implante ou alguns dias após o procedimento.
No entanto, as prótese utilizadas na carga imediata são provisórias e devem ser substituídas depois de algum tempo. Para realizar o tratamento com essa técnica, o dentista faz uma avaliação rigorosa do paciente, pois é necessário que o paciente possua uma excelente estabilidade inicial para a fixação do implante ao osso.
Benefícios do implante com carga imediata
Quando o paciente faz um implante, ele precisa aguardar um período entre 3 e 6 meses para finalizar o tratamento. É nesse intervalo de tempo que ocorre a osseointegração — formação de osso ao redor do implante.
Com a carga imediata esse período se torna bem mais confortável, pois o paciente vai usar próteses provisórias sobre o pino de titânio enquanto espera a cicatrização total da cirurgia e a osseointegração. Isso permite que ele se alimente de forma adequada e se sinta mais seguro durante o tratamento.
A maior vantagem da técnica é que não há prejuízo estético, pois o paciente não precisa ficar sem dentes por meses até a finalização do tratamento. Além disso, em alguns casos, a carga imediata pode até mesmo ser feita com a prótese definitiva.
Como é feito o implante com carga imediata
Primeiro é feito todo o planejamento do tratamento. Logo após é feita uma cirurgia para que um pino de titânio seja fixado no osso do paciente. Normalmente, a cirurgia de um implante unitário dura uma hora e meia, mas isso pode variar, dependendo do paciente.
Logo após a cirurgia, o dentista coloca a prótese provisória — carga imediata — sobre o implante, para manter o equilíbrio das funções mastigatórias do paciente.
A Simples Implantes trabalha com implantes com carga imediata e também oferece diversos outros tratamentos. Entre em nosso site e conheça nossos serviços.
Comments