Mas afinal, o que é a gengivite?

Se você notou que suas gengivas estão sangrando na hora de escovar os dentes ou passar fio dental? Saiba que isso não é normal é pode ser um sinal de gengivite. Essa é uma doença bastante comum, mas, que deve ser tratada imediatamente.

Mas, o que é a gengivite? Quais são suas causas e sintomas? Responderemos a estas perguntas ao longo deste post. Confira!

O que é a gengivite e quais são os sintomas da doença?

A gengivite é uma inflamação nas gengivas, que ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana. A placa é uma camada viscosa e incolor, cheia de bactérias, que é formada por causa dos resíduos alimentares presentes na boca devido à má higiene oral.

Os sintomas mais comuns da doença são:

• Inchaço e vermelhidão na região;

• Dor nas gengivas;

• Retração gengival (as raízes dos dentes ficam expostas);

• Sangramento (principalmente na hora de escovar os dentes e passar fio dental);

• Sensibilidade nos dentes;

• Mau hálito.

Quais são as causas da doença?

A principal causa da gengivite é o acúmulo de placa bacteriana, que se instala devido à má higiene bucal. No entanto, há outros fatores que contribuem com o desenvolvimento da doença. Isso porque a presença de placa é comum em pacientes que usam o aparelho fixo e possuem próteses mal adaptadas.

Outras situações que contribuem com o aparecimento da gengivite são:

• Mudanças hormonais, como no caso de gestantes

• Presença de doenças sistêmicas como diabetes;

• Uso de medicamentos que diminuem a produção de saliva;

• Baixa imunidade e deficiência de nutrientes.

Quais são as opções de tratamento e formas de prevenção contra a gengivite?

Dependendo do estágio da doença, uma boa escovação e o uso do fio dental já resolvem o problema. Mas, quando há presença de tártaro, é necessário ir ao dentista para realizar uma limpeza profunda. O profissional utiliza instrumentos específicos para remover a placa e o tártaro acumulados entre os dentes e gengivas, para evitar que a doença evolua e possa causar outros transtornos.

Para evitar a gengivite, basta escovar os dentes sempre após as refeições e utilizar o fio dental regularmente. Além disso, o dentista deve ser consultado a cada 6 meses para avaliar a saúde de sua flora bucal e indicar os devidos procedimentos para manter a integridade de seu sorriso.

Na Simples Implantes, você encontra uma equipe altamente qualificada para realizar o tratamento contra a gengivite e atuar de forma preventiva contra a doença. Faça seu agendamento!

Gostou do post e quer ler outros conteúdos interessantes como este? Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde bucal!