Manchas nos dentes: o que podem ser e como clarear?

Há diversos fatores que causam manchas nos dentes, assim como existem diferentes opções de clareamento dental. No entanto, antes de clarear os dentes é necessário saber o que deixam as marcas tão indesejadas.

A coloração amarelada dos dentes é um incômodo para muitos pacientes. Por isso, os procedimentos estéticos são muito procurados no consultório.

Se você quer saber o que causam as manchas nos dentes e como clareá-los, continue acompanhando esse material. Vamos te mostrar como deixar o seu sorriso mais bonito e saudável. Boa leitura!

Manchas intrínsecas x manchas extrínsecas

Muitos não sabem, mas as manchas nos dentes são classificadas em dois tipos: as intrínsecas e extrínsecas. As primeiras formam-se na parte de dentro do dente, devido a situações orgânicas, deixando a coloração mais esbranquiçadas. Entretanto, as extrínsecas são decorrentes a agentes externos, como o tabaco.

O que causa as manchas nos dentes?

As manchas nos dentes são mais comuns do muitos imaginam. Porém, grande parte delas são pequenas, o que facilita o procedimento para que elas desapareçam. Além das bebidas, as manchas podem surgir devido a outros fatores como alimentos com corante e tabaco.

A ingestão exagerada de flúor também pode deixar os dentes com a cor alterada. A tonalidade esbranquiçada pode causar um certo incômodo.

Há outros hábitos que contribuem para o desgaste do dente, o que compromete ainda mais à saúde bucal. O hábito de escovar os dentes com muita força pode ser algo prejudicial, causando danos a dentina. Os casos de bruxismo também ajudam a causar manchas nos dentes.

Fatores genéticos causam manchas nos dentes

As manchas dos dentes, em muitos casos, podem estar ligadas a fatores genéticos. Por exemplo, a dentinogênese ou amelogênese imperfeita que ajudam a dar problemas no esmalte dentário. Ou ainda, na dentina. Elas acabam escurecendo e prejudicam a saúde bucal do paciente.

Saiba como clarear os dentes

Há vários procedimentos que ajudam a clarear os dentes. Porém, é necessário que um profissional avalie a situação antes de iniciar o processo. Aqui na Simples Implantes damos aos nossos pacientes diversas opções. Por exemplo:

Clareamento a laser

O clareamento a laser é realizado pelo dentista, no consultório, sendo feito com a aplicação de substâncias de branqueamento nos dentes altamente concentradas.

Clareamento com moldeira

O clareamento dental com moldeira pode ser feito em casa, com o uso de uma moldeira de silicone, criada pelo dentista, para que a pessoa possa usá-la com um gel clareador à base de substâncias como peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio.

Clareamento com pastas de dentes

O clareamento dental com pastas de dentes pode ser realizado em casa, diariamente, a cada escovação, permitindo clarear a cor dos dentes em cerca de um ou dois tons.

Fitas de clareamento dental

As fitas de clareamento dental distribuem uma fina camada de gel de peróxido de hidrogênio em fitas plásticas moldadas para se ajustar às superfícies dos dentes, levando ao branqueamento dos dentes em um ou dois tons.

Várias são as opções de tratamento para tirar as manchas dos dentes. Conte com a Simples Implantes para deixar o seu sorriso ainda mais bonito!