Implante dentário: entenda sua função, principais cuidados e quem pode realizar o procedimento
O que é o implante dentário?
O implante é feito de titânio para que o organismo consiga se adaptar sem perigo de rejeitar e substitui a raiz do dente. A estrutura é formada pelo pino inserido durante a cirurgia, o pilar que cola o pino entre as partes e a coroa dentária.
Durante o procedimento o dentista aplica anestésico e o paciente não sente nenhum desconforto. Algumas orientações fazem parte do pós-operatório como alimentação pastosa e de preferência, fria, e uma higiene bucal cautelosa para proteger o local da cirurgia.
Quais são os principais cuidados no implante dentário?
O implante depende muito da higiene bucal em dia principalmente, de uma limpeza, que será realizada antes do procedimento. Isso ajuda a evitar que qualquer bactéria da boca entre em contato com a corrente sanguínea.
No dia do procedimento o dentista pode avaliar e solicitar a realização de bochechos para reduzir a concentração de bactérias presentes na boca. Após o procedimento o cuidado com a alimentação deve ser redobrado.
O processo de higiene bucal deve acontecer normalmente, com cuidado, com escovas interdentais, fio dental super floss e irrigador oral.
Dentro de uma semana é possível remover todos os pontos, porém, o tempo de integração do osso ao implante, varia de 3 semanas a 6 meses. Isso vai depender da adaptação do corpo ao implante.
Quem pode realizar o procedimento?
Qualquer indivíduo sadio pode implantar um dente, basta ter gengivas saudáveis e ossos fortes suficientes para aplicação e segurança do implante. Pessoas que fumam, tem diabetes, ou doenças cardíacas, que receberam radiação no pescoço precisam ser avaliadas individualmente.
Outro requisito básico para o paciente se submeter ao tratamento é ter a quantidade de osso suficiente no local que o implante será fixado. Caso ele não tenha, será necessária uma cirurgia de enxerto ósseo.
Para que o implante dentário seja bem-sucedido são necessárias duas etapas: a primeira é uma estabilidade durante a instalação do implante e a segunda, a formação óssea ao redor do implante.
Visite ao dentista regularmente
É importante visitar ao dentista para possíveis reparos e manutenção no implante dentário. Isso vai depender do tipo de prótese escolhido para mantê-la devidamente higienizada. As próteses de encaixe normalmente são trocadas a cada seis meses ou após o período de um ano, enquanto que as fixas devem ser removidas anualmente.
Onde realizar o procedimento?
O implante dentário traz autoestima e qualidade de vida ao paciente porque o tratamento proporciona um resultado bastante natural. Além disso, o tratamento devolve a capacidade de mastigação do paciente e se bem cuidado, o implante pode durar por longos anos.
A Simples Implantes é referência quando o assunto é implante dentário, possuímos uma equipe altamente treinada, equipamentos de última geração e um atendimento acolhedor! Estamos presentes nas unidades Padre Eustáquio, Planalto, Santa Efigênia e no centro de Betim, escolha a localização mais próxima a agende a sua consulta.
Comentários