Gengivite e Periodontite: afinal, qual é a diferença?

Você já confundiu gengivite e periodontite? Ou vice-versa? Saiba que essa troca é algo bastante comum. Afinal, os seus sintomas são bem similares.

Por haver essa confusão, muitos pacientes acabam achando que podem fazer um autotratamento. Aliás, nenhum dos dois problemas bucais deve ser tratado com soluções caseiras. Isso porque há estágios das doenças e que a intervenção é diferente.

Para esclarecer essa dúvida, vamos te falar o que é gengivite e periodontite. Continue acompanhando e entenda a diferença entre esses dois problemas bucais. Boa leitura!

Qual a diferença entre gengivite e periodontite?

A gengivite e periodontite são doenças inflamatórias, ambas causadas pelo acúmulo da placa bacteriana. Porém, elas não são a mesma coisa. A gengivite é o primeiro estágio da inflamação, ela costuma surgir devido à falta de eliminação de bactérias e resíduos durante a higiene bucal. No entanto, quando vão para a superfície dental, os agentes favorecem ao aparecimento de outras doenças bucais, como a cárie e o tártaro. O resultado é uma gengiva sangrando e inflamada.

Quando a gengivite não é tratada ela evolui para a periodontite. Ou seja, o estágio mais grave da doença. Isso porque ela é capaz de comprometer os tecidos de sustentação do dente, podendo trazer prejuízos maiores para a saúde bucal do paciente. O resultado é a retração da gengiva, reabsorção óssea e, até mesmo, a perda dentária.

Quais os sintomas da gengivite e da periodontite?

Mesmo a gengivite e periodontite sendo parecidas, uma é a evolução da outra doença. Mas os seus sintomas são diferentes, ainda que os dois quadros sejam caracterizados pela gengiva inflamada e sangrando.

A gengivite costumar ter sinais como inchaço, vermelhidão e sangramento espontâneo. Já a periodontite são os sintomas da gengivite mais intensos, acompanhados de mau hálito persistente, alteração no paladar e dentes alongados devido à retração gengival.

Tratamento de gengivite e periodontite são baseados em mudanças de hábitos de higiene bucal

Mesmo parecendo óbvio, muitos pacientes ainda não conseguem fazer o tratamento. Afinal, a principal forma de tratar a gengivite e periodontite é por meio de mudanças de hábitos de higiene bucal.

Ambas as doenças são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, portanto, o paciente redobre os cuidados durante a escovação para melhorar sua saúde bucal. Além disso, é importante usar o fio dental, fazer limpeza dos dentes após todas as refeições e visitar um dentista com periodicidade.

Vale também apostar em produtos que auxiliam na limpeza dos dentes de forma mais eficaz. Por exemplo, a escova de dente elétrica possui movimentos de rotação que são capazes de remover até 100% da placa bacteriana.

No entanto, é preciso lembrar que, em alguns casos de periodontite, é necessário um tratamento mais invasivo. Por isso, é sempre importante consultar um cirurgião-dentista para avaliar o estágio da doença. Há casos que precisa de raspagens, remoção do tártaro, limpeza e uso de medicação para sanar a inflamação.

Na Simples Implantes você encontra os melhores profissionais para cuidar da sua saúde bucal e realizar um tratamento eficaz em casos de gengivite e periodontite.

Compartilhe essa informação com um amigo!