Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

Entenda a importância da manutenção dos implantes dentários


A correta manutenção dos implantes dentários garante sua durabilidade. Por isso, é importante que o paciente mantenha uma rotina de higiene bucal adequada, além de evitar hábitos que põe em risco a integridade das próteses.

Com a limpeza e manutenção adequadas, um implante dentário pode durar décadas ou até a vida inteira. Além dos cuidados com as próteses, é preciso cuidar da higiene das gengivas e dos dentes naturais que circundam os implantes dentários.

Qual a importância da manutenção dos implantes dentários?

Se a limpeza dos implantes dentários não for feita de maneira correta, haverá acúmulo de resíduos alimentares, dando origem à placa bacteriana. As bactérias presentes na placa danificam os tecidos gengivais e os ossos responsáveis pela sustentação do implante.

Dessa forma, os implantes — parafusos de titânio — ficam expostos e, em casos mais graves, o paciente pode perder o implante.

Como fazer a manutenção dos implantes corretamente?

A limpeza dos implantes não é uma tarefa tão difícil, pois se assemelha aos cuidados com os dentes naturais. No entanto, ela exige cuidados específicos. A seguir, vamos dar algumas dicas de como fazer a higiene adequada de seus dentes artificiais.

Utilize escovas dentais apropriadas

Para fazer a limpeza das próteses é recomendável utilizar escovas de cerdas macias, para conservar a integridade das peças. Acessórios específicos como escovas interdentais também é recomendado, pois elas alcançam os locais de difícil acesso, como a área entre os dentes e próteses.

Utilize o irrigador oral

Esse é um equipamento que lança jatos de água e ajuda muito na higiene bucal de quem tem implantes. O irrigador de água remove os resíduos alimentares acumulados entre as gengivas e as próteses. Recomendamos seu uso pelo menos uma vez por semana.

Visite seu dentista regularmente

Outro fator importante para a manutenção dos implantes dentários é ir ao dentista periodicamente. Durante as consultas, o profissional verifica a disponibilidade óssea do paciente e a pressão da prótese sobre o parafuso de titânio. Caso identifique alguma irregularidade, ele fará o procedimento necessário para aumentar a longevidade do tratamento.

Gostou do post e está a procura de profissionais especializados para realizar um implante dentário. Entre no site da Simples Implantes para conhecer todos os tratamentos oferecidos pela clínica!

Posts Em Destaque

Posts Recentes