Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Como o restante do corpo, os dentes também envelhecem e as gengivas ficam mais vulneráveis à doenças periodontais. Por isso, depois dos 55 anos de idade é necessário ter cuidados redobrados com a saúde bucal. Dessa forma, é possível chegar à velhice com os dentes naturais bonitos e saudáveis.

Neste post, vamos explicar quais problemas influenciam na saúde bucal de pessoas acima dos 55 anos e quais são as doenças mais comuns nessa idade. Confira!

Quais problemas influenciam na saúde bucal de pessoas acima dos 55 anos?

É comum pacientes com Mal de Alzheimer apresentarem doenças bucais com mais frequência, pois como sofrem com perda de memória, esquecem de escovar os dentes. A osteoporose também prejudica a saúde da boca, porque alguns medicamentos utilizados por pacientes causam problemas que enfraquecem os ligamentos que sustentam os dentes, causando a perda dentária.

A diabetes deixa o sistema imunológico do paciente enfraquecido, o que aumenta o risco de doenças periodontais ou agrava os problemas nas gengivas.

Quais são as doenças bucais mais comuns em pacientes com mais de 55 anos?

Doenças bucais desenvolvem em pessoas de qualquer idade. Mas, depois dos 55 anos, as gengivas ficam mais suscetíveis ao aparecimento de gengivite e periodontite. Lembrando que a periodontite é um problema grave que, se não tratada pode causar a perda dentária e afetar outros órgãos do corpo humano.

Com o avanço da idade, as gengivas se retraem, deixando a raiz exposta. Esse quadro facilita o desenvolvimento das cáries radiculares. A sensibilidade nos dentes é um problema bastante comum em pacientes da terceira idade. Isso ocorre por causa de desgaste no esmalte dentário, retração gengival e doenças periodontais.

A boca seca ou xerostomia é outro quadro bastante comum. O problema é causado devido ao uso de alguns medicamentos, que reduzem a produção de saliva.

Onde cuidar da minha saúde bucal?

Para chegar à velhice com os dentes bonitos e saudáveis é necessário fazer um acompanhamento com o dentista. Na Simples Implantes, você encontra uma equipe altamente especializada para oferecer o que há de mais moderno na odontologia.

Não espere chegar aos 55 anos para cuidar de sua saúde bucal!

Faça o check-up odontológico regularmente e ao menor sinal de doença, faça o tratamento imediatamente! Dessa forma, você vai chegar na terceira idade com um sorriso lindo e sua saúde bucal em dia!

Gostou do post sobre cuidados com a saúde bucal na terceira idade? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! As informações podem ser úteis para eles também!