Aparelho ortodôntico: os diferentes modelos e suas funções

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

Aparelho ortodôntico: os diferentes modelos e suas funções

14/01/2020

Publicado por

 

As férias escolares são uma ótima oportunidade para levar os filhos no dentista, principalmente se eles precisam de usar aparelho ortodôntico. Além disso, colocar o aparelho nas férias é melhor para a criança, pois ela terá mais tempo para se adaptar ao novo sorriso, sem ser alvo de brincadeiras dos colegas, o que pode incomodar crianças mais tímidas.

 

Mas você sabia que há diferentes tipos de aparelho ortodôntico? Veja quais são eles agora mesmo!

 

Aparelho fixo

Esse tipo de aparelho ortodôntico se divide entre o modelo metálico tradicional e os estéticos. O aparelho metálico é o mais comum e é composto por fios, bandas e bráquetes e ainda necessita das borrachinhas coloridas. Já o modelo estético é confeccionado em 3 materiais diferentes: policarbonato, cerâmica e safira.

 

A função do aparelho fixo é a mesma, o que muda é o material que é confeccionado e o custo, que é mais alto no caso dos modelos estéticos. Ele corrige desde pequenos desalinhamentos dentários até problemas mais graves de oclusão.

 

Aparelho invisível

Também conhecido como alinhadores transparentes, consiste em um conjunto de moldeiras confeccionadas à partir da arcada dentária do paciente. Ele é confeccionado em acetato transparente e são indicados para problemas como dentes apinhados ou espaçamento entre os dentes — diastemas, além de outras imperfeições funcionais e estéticas.

 

Aparelho lingual

O aparelho lingual é semelhante ao modelo fixo metálico. A única diferença é que ele é colado na parte interna dos dentes e por isso, seu uso é imperceptível. Ele é indicado para pessoas que praticam esportes de alto impacto, pois no caso de algum tipo de incidente, não há risco de lesões nos lábios.

 

Aparelho autoligado

O aparelho ortodôntico autoligado é um modelo fixo e metálico, mas que não necessita de ligaduras elásticas para prender o fio. Por isso, ele causa menos dores e menos atrito nos dentes, o que proporciona resultados mais rápidos e melhores. Ele é indicado para diversos casos de oclusão dentária e pode ser usado por pacientes de todas as idades.

 

Onde colocar aparelho ortodôntico em BH?

Se você busca por uma clínica especializada em ortodontia, a Simples Implantes é o local ideal para você. Oferecemos tratamentos com todos os tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado e temos profissionais capacitados para atender pacientes de todas as idades.

 

Gostou do post sobre os diferentes tipos de aparelho dentário? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Google Plus
Curta este post
Please reload

Posts Em Destaque

Herpes labial: como evitar a doença!

1/4
Please reload

Posts Recentes