7 coisas que não contam sobre a cárie

Quando surge uma cárie nos dentes é sempre um motivo de grande incômodo. Seja pela dor que ela causa ou pela sensação de falta de cuidado com a saúde bucal. Afinal, o problema só é diagnosticado quando o seu estágio já está avançado.

Esse problema pode resultar em sérios prejuízos para toda a boca, levando até a perda dentária. Sendo assim, é importante tomar muito cuidado com a higienização bucal e entender tudo sobre esse assunto. Desde as causas até a prevenção.

Para te ajudar, escrevemos esse texto com sete coisas que ainda não te contaram sobre a cárie. Portanto, continue acompanhando e entenda mais sobre essas curiosidades. Boa leitura!

Curiosidades sobre a cárie

Reunimos sete curiosidades sobre a cárie que você deve saber. Confira:

O estresse aumenta o risco de ter cárie

O psicológico humano pode afetar a saúde bucal e isso não é nenhuma novidade. Porém, poucos sabem que ele pode aumentar a chances de uma pessoa ter cárie. Isso porque há uma redução do fluxo salivar, dando espaço para o surgimento dessa doença bucal.

O aparelho ortodôntico pode contribuir para o surgimento desse problema bucal

Antes de iniciar o tratamento com o aparelho ortodôntico, é importante o paciente saber que os riscos de ter uma cárie é maior. Afinal, os acessórios do aparelho favorecem o acúmulo de alimentos e, consequentemente, a placa bacteriana.

A cárie atrapalha a mastigação e a alimentação

A presença da cárie dentária atrapalha algumas funções bucais, como a mastigação e também dificulta ingerir alguns alimentos. Isso porque o dente fica sensível e, consequentemente, o paciente não vai conseguir fazer a mastigação de forma correta.

Ingerir água ajuda a prevenir a cárie

A ingestão de água ajuda o organismo a funcionar melhor e também é uma aliada na prevenção contra a cárie. Isso porque a água possui um flúor que tem uma ação protetora para o esmalte dental. Além disso, a água ajuda a aumentar a salivação, que por sua vez neutraliza o pH bucal.

As manchas escuras nem sempre são sinônimos de cáries

As manchas escuras nos dentes sem sempre são problemas com cáries. Portanto, antes de achar que você está com esse incômodo, é importante ter uma avaliação correta de um profissional. Afinal, há diferente entre esse problema e outro como, por exemplo, o de pigmentação extrínseca. Porém, somente um dentista vai saber diferenciar.

A cárie pode ser um efeito colateral pós-radioterapia

A radiação do tratamento de radioterapia pode comprometer as glândulas salivares. Isso é um fator que contribui para o aumento da cárie ou, ainda, o seu surgimento. O problema surge somente do lado externo do dente

Muitos acham que a cárie entra no dente e faz aquele estrago. Mas não, ela surge somente do lado externo, atingindo o esmalte, que é um tecido mais externo. Ela precisa vencer essa barreira para ir até a dentina.

Você sabia sobre todas essas curiosidades? Agora que já as conhece, fique atento! Além disso, mantenha suas visitas periódicas ao dentista em dia.

Conte com a Simples Implantes para te ajudar a manter a sua saúde bucal em dia!