Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

5 malefícios do açúcar que prejudica a saúde bucal



Já sabemos dos malefícios do açúcar para o organismo. Mas você sabe quais são os prejuízos que ele pode causar à saúde bucal? Vale ressaltar que não estamos falando somente de doces, pois o carboidrato também pode se transformar em açúcar.


Mais do que dar cáries, esses alimentos provocam outros tipos de males dentro da boca. Por exemplo, fazem mal à gengiva e pode levar também a perda do dente.


Fizemos esse material para que você compreenda quais os malefícios do açúcar para a saúde bucal. Portanto, continue acompanhando e saiba como ter dentes mais saudáveis!


Conheça 5 malefícios do açúcar para a saúde bucal


O alto consumo de açúcar é algo cultural no Brasil. Porém, saiba que os alimentos doces são um dos grandes vilões para a saúde bucal. Conheça cinco malefícios do açúcar para a sua boca:


1. Cáries

Um dos problemas bucais mais populares por aqui, as cáries são comuns na infância e na vida adulta. A disfunção lesiona a estrutura de dentes de leite e permanentes e está associada à ingestão do açúcar. Os cristais aumentam o número de bactérias na boca, o que danifica o dente e deixa a região mais desgastada.


2. Periodontite

A periodontite é uma inflamação grave na gengiva provocada por acúmulo de placa bacteriana. O problema afeta o periodonto, a região de tecidos que envolve o dente. Quando o paciente não tem higiene bucal e consome muito açúcar, ocorre a proliferação de bactérias na área.


3. Reabsorção óssea

A reabsorção óssea ocorre na boca quando células velhas do osso dental não conseguem mais ser trocadas por novas, em um processo que envolve os osteoclastos e os osteoblastos no metabolismo celular. Ligada a um dos efeitos da periodontite, a disfunção mexe com a absorção do tecido ósseo pelo organismo.


4. Tártaro

Para manter a saúde bucal em dia, você deve se escovar sempre após as refeições. Caso contrário, restos de alimentos se fixam entre os dentes e a gengiva, facilitando o aparecimento de placa bacteriana e de tártaro, principalmente se você for um consumidor voraz de alimentos açucarados.


5. Perda do dente

O dente geralmente é composto por uma rígida estrutura, que é desgastada e chega a se perder em alguns casos. A perda dentária é motivada por fatores genéticos, avanço da doença periodontal e de cáries que se estendem até a raiz, bruxismo e, claro, higiene bucal precária. Pacientes que consomem bastante açúcar — em bebidas ou em refeições ricas em sacarose — e não cuidam da saúde dos dentes, correm sérios riscos de perdê-los com o tempo.


Cuide da sua saúde bucal na Simples Implantes


Agora que você já sabe quais são os malefícios do açúcar para a saúde bucal, deve compreender que a higiene bucal precisa ser mantida em dia. Para isso, conte com a Simples Implantes!

Nossos profissionais estão prontos para te ajudar a cuidar do seu sorriso, deixando-o mais bonito e saudável! Agende seu horário com os nossos especialistas!

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Simples Implantes
  • Instagram Simples Implantes
  • YouTube Simples Implantes
icone-whatsapp.png