Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

Quais os exames pedidos para um check-up odontológico?


Você já precisou fazer um check-up odontológico? Aliás, você já ouviu falar dessa necessidade? As visitas ao dentista é um cuidado importante e que não pode ser negligenciado. A sua frequência vai variar de acordo com a condição da sua saúde bucal. Por exemplo, para um paciente em tratamento, pode ser necessário ir mais vezes ao mês para uma avaliação. Outros podem ser a cada trimestre ou todos os meses.


Uma coisa é certa, não dá para ficar sem ir ao dentista. Esse é um cuidado para que você tenha a certeza que está tudo certo com os seus dentes e toda a sua cavidade oral. Independente de qual a frequência que você vá ao dentista, os exames são importantes para garantir diagnósticos precoces e, ainda, prevenir doenças.


Para que você entenda melhor sobre o check-up odontológico, fizemos esse post. Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto e quais os exames mais pedidos para cuidar da saúde bucal. Boa leitura!


A importância do check-up para a saúde bucal


Os exames voltados para a saúde bucal servem para uma série de situações, como um procedimento odontológico, seja ele cirúrgico ou não. Esses exames trazem mais segurança para prescrever um diagnóstico e realizar um tratamento mais eficaz. Portanto, é uma forma de deixar o paciente e os profissionais mais tranquilos.


Além disso, o check-up odontológico é a forma de avaliar o nível da sua saúde bucal. Assim, é possível garantir que os procedimentos que serão realizados serão eficientes e, até mesmo, prevenir problemas como periodontite.


Saiba quais são os exames odontológicos mais pedidos


Em um atendimento odontológico, é comum que o dentista faça uma anamnese do paciente. Esse é um questionário para que o profissional entenda melhor os hábitos de higiene bucal e histórico de doenças do paciente. Entretanto, apenas algumas informações não são suficientes para conhecer de faço a sua saúde bucal.


Por isso, há a necessidade de realizar um check-up odontológico, com exames importantes para avaliar a saúde dos dentes. Conheça os principais:


Radiografia periapical


Exame realizado para avaliar toda a extensão dos dentes, incluindo as raízes e ápices. Normalmente, é solicitado antes do uso de uma prótese dentária.


Radiografia interproximal


Ela serve para investigar a presença de cárie e de perda óssea para a realização do tratamento periodontal.


Radiografia panorâmica


Um exame geral de toda a cavidade bucal. Uma avaliação de rotina, para casos de ortodontia e

em cirurgia para extração de siso.


Tomografia odontológica


Exame que oferece uma visão 3D dos dentes e das estruturas ósseas. Ele é usado para casos de implantes dentários, cirurgias de extração de sisos e encontrar canais extras, trincas e fraturas.


Profissionais da odontologia que podem solicitar um check-up


Os exames odontológicos podem ser solicitados por cirurgiões dentistas ou especialistas da área. Portanto, antes de realizar qualquer procedimento, é importante que somente um profissional solicite o exame que você necessita.


A Simples Implantes conta com uma equipe de profissionais aptos para analisar com eficiência todos os tipos de casos. O check-up é solicitado sempre que necessário para avaliar o estágio da sua saúde bucal. Conte sempre com o nosso atendimento!

Posts Em Destaque

Posts Recentes