Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

Problemas na mandíbula: entenda o que pode prejudicar a região



Os problemas na mandíbula nem sempre são reconhecidos pelos pacientes. Porém, saiba que as constantes dores nessa região pode ser um sinal de alerta. Afinal, há uma série de enfermidades que podem estar por trás desse quadro.


Entretanto, para que nenhuma situação complicada ou ruim aconteça é sempre bom procurar um profissional. Qualquer incômodo pode ser motivo suficiente para suspeitar de algo nessa região.


Pensando em te ajudar, fizemos esse post. Saiba mais sobre os problemas na mandíbula. Boa leitura.


Entenda a relação dos problemas na mandíbula com a saúde bucal


Em primeiro lugar, antes de falar quais são os problemas na mandíbula, é preciso que você entenda a sua importância para o bom funcionamento da boca. Afinal, ela é responsável por três processos. São eles:


- Fator essencial para a mastigação;

- Fala;

- Deglutição.


Por isso, incômodos nessa região podem afetar a saúde bucal. Especialmente quando se trata da cavidade bucal.


Conheça os principais problemas na mandíbula


A disfunção da articulação temporomandibular, DTM, é um dos problemas na mandíbula mais conhecido. Entretanto, há outros quadros que também podem afetar essa região. Os mais comuns são:


Bruxismo


É também conhecido como distúrbio do sono. Afinal, é caracterizado pelo hábito de apertar ou ranger os dentes. Os movimentos mandibulares involuntários podem gerar dor de dente, de cabeça, DTM e outros problemas bucais e nos dentes. Retração gengival e quebra de dentes, por exemplo.


Cistos


O quadro pode ocorrer associado aos dentes inclusos, especialmente na região do siso mandibular.


Disfunção temporomandibular, DTM


Ela é a alteração funcional nas articulações da área, mostrando que há um mau funcionamento. Portanto, na DTM pode levar o paciente a ter dor de cabeça, na face e problemas na abertura da boca.


Fraturas


Uma pessoa que sofre quedas, fortes pancadas e acidentes de carro está propícia a ter uma fratura na mandíbula. Dessa forma, a dor e a dificuldade em abrir a boca causam limitações fonéticas. Além disso, causa problemas para se alimentar.


Uma fratura também pode gerar um edema, hematoma e problemas com a saúde bucal. Isso ajuda a aparecer doenças periodontais e infecções.


Pericoronarite


Essa infecção é causada em função da periodontite ou gengivite. Especialmente nas regiões próximas ao siso, no ângulo mandibular. Esse problema dificulta a realização da higiene bucal.

Como funciona o tratamento para problemas na mandíbula


Para cada tipo de problemas na mandíbula, há uma forma de tratamento diferente. Porém, o caso deve ser tratado com especialistas na área ou com um cirurgião bucomaxilofacial.


A DTM, por exemplo, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico por meio de dispositivos orais com uso de PRP e viscossuplementação. Por isso, assim como os cistos, ela deve ser tratada por meio de remoção da lesão por uma cirurgia.


Já os pacientes com bruxismo, há o uso de uma placa de bruxismo e de toxina botulínica. Mas também existem tratamentos onde necessita a remoção de dentes ou outros procedimentos.


A Simples Implantes tem uma equipe experiente para te ajudar a realizar o tratamento correto para todos os problemas na mandíbula.


Entre em contato e agende!

Posts Em Destaque

Posts Recentes