As piores doenças causadas por problemas na gengiva
O que pouca gente sabe é que muitos problemas com a saúde bucal começam na gengiva e por esse motivo, é imprescindível manter alguns cuidados básicos. Isso significa que, assim como é importante manter os dentes brancos, alinhados, também é fundamental cuidar da saúde.
Inclusive, a aparência da mucosa já denuncia se existem doenças causadas por problemas na gengiva. Por isso, a avaliação minuciosa de um dentista é o caminho mais recomendado para tratar essas enfermidades. A seguir, trazemos as piores doenças que são ocasionadas por disfunções na gengiva.
Uma das doenças mais comuns na gengiva é a gengivite
A vermelhidão e o sangramento, que geralmente acontecem durante a escovação, caracterizam a inflamação da gengiva. A gengivite é causada pela má escovação e pela falta da aplicação do fio dental. Porém, existem outros fatores que também precisam ser considerados na aparição da infecção, alguns deles são:
Alterações hormonais significativas;
Estresse;
Diabetes;
Efeito colateral de alguns medicamentos;
Tabagismo e uso excessivo de bebidas alcoólicas.
Como a gengivite é silenciosa, muitas pessoas só procuram tratamento quando a doença já evoluiu e a situação se torna ainda mais grave.
A periodontite é a evolução da gengivite
Quando a gengivite não é devidamente tratada, ela evolui para a periodontite, que é mais grave e pode trazer prejuízos maiores aos pacientes. Com o passar do tempo, a gengivite pode se espalhar e alcançar a parte que fica abaixo da gengiva.
Dessa forma, essas bactérias se instalam tornando os tecidos cada vez mais fracos, o que cria uma distância entre os dentes. Isso facilita a entrada desses micro-organismos para regiões ainda mais profundas.
Resultado? Em casos mais graves, essas bactérias podem chegar até a corrente sanguínea afetando todos os órgãos do corpo. Alguns dos principais sintomas da periodontite são: mau hálito constante, amolecimento dos dentes, dores agudas nas regiões afetadas.
Periodontite avançada
Na periodontite já é possível que as bactérias infiltradas causem perda óssea, mas na periodontite avançada, os nervos e ossos estão gravemente prejudicados. Infelizmente, as pessoas que apresentam essa doença sofrem com a perda dentária e precisam buscar o implante.
Além da perda do dente, o paciente corre o risco de desenvolver várias outras doenças como: doenças cardíacas, respiratórias, hepatites, diabetes, entre outras. Como as bactérias penetram na corrente sanguínea elas causam prejuízos à saúde de maneira integral.
Por isso, é muito importante cuidar da nossa higiene bucal e contarmos com um acompanhamento odontológico regular.
Como funciona o tratamento de doenças na gengiva?
A gengivite pode ser tratada com uma boa limpeza e uma rotina de higienização adequada (escovação e a aplicação correta do fio dental). Nos casos mais graves da periodontite, é necessário retirar o tártaro, que fica localizado abaixo da gengiva. Pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para conseguir retirar todo o acúmulo de tártaro junto a raiz do dente.
O tratamento vai depender da situação de cada paciente, que deve ser cuidadosamente avaliada por um dentista. Em casos mais graves, o dentista vai precisar realizar um implante dentário.
Onde realizar o tratamento?
Uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças na gengiva é manter a higiene bucal e as visitas ao dentista em dia. Isso evita que casos simples possam se tornar cada vez mais graves.
Conte com a Simples Implantes para cuidar da sua saúde bucal, possuímos atendimento acolhedor, uma estrutura moderna e com profissionais altamente capacitados para lhe atender. A localização das nossas 4 unidades facilita o agendamento. Entre em contato!
Gostou do post? Então compartilhe com os seus amigos!
Comments