Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

O que é flúor e como ele age?



Com certeza, quando você vai ao dentista ele passa o flúor em seus dentes. Mas você sabe o que é esse composto? Muitos pacientes têm dúvidas sobre o que ele é e como age.


Ele é um mineral natural, que pode ser encontrado na superfície da terra, nos solos e alimentos como arroz, feijão e frutos do mar. A sua função no organismo é auxiliar no fortalecimento e desenvolvimento dos ossos e também no esmalte dentário.


Para esclarecermos todas as suas dúvidas, montamos esse material. Portanto, continue acompanhando e entenda o que é o flúor e como ele age.


Afinal, o que é o flúor?

O flúor é um mineral adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Pesquisadores afirmam que na década de 30 houve pessoas que cresceram bebendo água fluoretadas.


Desde então, diversos estudos mostram que o flúor adicionado à água há uma diminuição no número de pessoas com cárie. A Associação Brasileira de Odontologia, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde têm enfatizado o uso de flúor em suprimentos de água, por causa do seu efeito preventivo.


Como o flúor atua?


O flúor ajuda a prevenir as cáries, atuando de duas formas:


  • Se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e os permanentes que ainda não nasceram;

  • Ajuda a endurecer o esmalte nos dentes que já se formaram.

  • Além disso, o flúor age no processo de desmineralização e remineralização que acontece naturalmente em sua boca:

  • A desmineralização acontece pela saliva, que contém ácidos, que são liberados após a alimentação;

  • Quando a saliva está menos ácida ocorre a remineralização, ou seja, a reposição do cálcio e do fósforo que deixam os dentes resistentes. Quando o flúor está presente junto com os minerais depositados deixam os dentes mais fortes.


Como saber se estou recebendo a quantidade correta de flúor?


Se a água que você consome em casa vem de um abastecimento público, é possível saber se ela tem flúor ligando na empresa. Mas se a água for particular, de um poço, deve ser analisada em um laboratório.


Portanto, se ela tiver flúor, somente com a escovação correta e regular é o suficiente para proteger os seus dentes. De adultos e crianças. Sendo assim, os dentes terão um baixo risco de cárie.


Ajuda do profissional


Para você saber qual a quantidade correta de flúor em um creme dental, é sempre importante e recomendável conversar com um dentista. Há dentes que são mais sensíveis que outros e também aqueles que precisam de mais quantidade. Além disso, as crianças precisam de uma quantia menor.


Sendo assim, a conversa com o profissional vai ser esclarecedora para você saber se todos em sua casa estão agindo corretamente e recebendo o volume de flúor necessário.

Os profissionais da Simples Implantes estão prontos para te ajudar. Além de realizar a limpeza com flúor, eles também vão esclarecer todas as suas dúvidas!

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Simples Implantes
  • Instagram Simples Implantes
  • YouTube Simples Implantes
icone-whatsapp.png