O que é flúor e como ele age?
Com certeza, quando você vai ao dentista ele passa o flúor em seus dentes. Mas você sabe o que é esse composto? Muitos pacientes têm dúvidas sobre o que ele é e como age.
Ele é um mineral natural, que pode ser encontrado na superfície da terra, nos solos e alimentos como arroz, feijão e frutos do mar. A sua função no organismo é auxiliar no fortalecimento e desenvolvimento dos ossos e também no esmalte dentário.
Para esclarecermos todas as suas dúvidas, montamos esse material. Portanto, continue acompanhando e entenda o que é o flúor e como ele age.
Afinal, o que é o flúor?
O flúor é um mineral adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Pesquisadores afirmam que na década de 30 houve pessoas que cresceram bebendo água fluoretadas.
Desde então, diversos estudos mostram que o flúor adicionado à água há uma diminuição no número de pessoas com cárie. A Associação Brasileira de Odontologia, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde têm enfatizado o uso de flúor em suprimentos de água, por causa do seu efeito preventivo.
Como o flúor atua?
O flúor ajuda a prevenir as cáries, atuando de duas formas:
Se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e os permanentes que ainda não nasceram;
Ajuda a endurecer o esmalte nos dentes que já se formaram.
Além disso, o flúor age no processo de desmineralização e remineralização que acontece naturalmente em sua boca:
A desmineralização acontece pela saliva, que contém ácidos, que são liberados após a alimentação;
Quando a saliva está menos ácida ocorre a remineralização, ou seja, a reposição do cálcio e do fósforo que deixam os dentes resistentes. Quando o flúor está presente junto com os minerais depositados deixam os dentes mais fortes.
Como saber se estou recebendo a quantidade correta de flúor?
Se a água que você consome em casa vem de um abastecimento público, é possível saber se ela tem flúor ligando na empresa. Mas se a água for particular, de um poço, deve ser analisada em um laboratório.
Portanto, se ela tiver flúor, somente com a escovação correta e regular é o suficiente para proteger os seus dentes. De adultos e crianças. Sendo assim, os dentes terão um baixo risco de cárie.
Ajuda do profissional
Para você saber qual a quantidade correta de flúor em um creme dental, é sempre importante e recomendável conversar com um dentista. Há dentes que são mais sensíveis que outros e também aqueles que precisam de mais quantidade. Além disso, as crianças precisam de uma quantia menor.
Sendo assim, a conversa com o profissional vai ser esclarecedora para você saber se todos em sua casa estão agindo corretamente e recebendo o volume de flúor necessário.
Os profissionais da Simples Implantes estão prontos para te ajudar. Além de realizar a limpeza com flúor, eles também vão esclarecer todas as suas dúvidas!
Comments