Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

Como é realizada a higiene do protocolo dentário?



Você conhece a higiene do protocolo dentário? O protocolo é um tipo de prótese fixa que é usada para substituir totalmente os dentes. O seu resultado é natural e muito eficiente, porém, ela precisa de cuidados especiais na hora da limpeza.


Muitas pessoas acham que depois que a prótese é colocada a higienização pode ser deixada de lado. Mas isso é um grande engano. A limpeza deve ter os seus cuidados, bem como com os dentes naturais.


Portanto, a higienização do protocolo dentário é importante para manter a sua durabilidade. Para você entender como essa limpeza é realizada, continue acompanhando o texto. Boa leitura!


Como é a higiene do protocolo dentário?


O protocolo dentário é colocado na boca do paciente sobre os implantes metálicos. Ele é fixado com parafusos por meio de uma placa. Portanto, é colocada também uma gengiva artificial, feita com o mesmo material da prótese.


Entretanto, mesmo que os pacientes tenham medo que o sorriso pareça forçado com o uso da prótese, afirmamos que isso não acontece. Afinal, o resultado final é muito natural.

No entanto, entre o espaço da prótese e da gengiva é importante fazer a higienização do protocolo dentário de forma correta. Essa prática é essencial para a boa conservação da prótese e também para a saúde bucal.


Ela pode ser de três formas:

  • Por meio de escovas de dentes próprias para essa finalidade, as chamadas escovas interdentais. Isso porque elas são pequenas e conseguem alcançar espaços entre implantes e próteses, retirando o excesso de alimento acumulado;

  • Usando o fio dental quando os espaços são menores, pois evita a formação da placa bacteriana. Há também fios exclusivos para essa finalidade;

  • Através do uso de sistemas de irrigação ou aparelhos portáveis de limpeza, pois eles geram jatos de água. São fáceis, eficientes e retiram todo o alimento acumulado no local.


Por que os cuidados com a higienização são importantes?


Normalmente, o protocolo dentário é feito com resina. Mesmo sendo muito resistente e imitar perfeitamente o formado da gengiva e dente, o material pode manchar com alimentos muito pigmentados. A recomendação é que o paciente consuma com cautela esses tipos de alimentos e que a limpeza seja feita em seguida.


Um grande aliado para fazer a higienização do protocolo dentário é o enxaguante bucal. Mas a indicação desse produto deve ser feita pelo dentista, pois o profissional sabe qual é o melhor para quem recebeu a prótese.


Todo o cuidado da hora da limpeza vai resultar na durabilidade da prótese. Portanto, não se descuide da higienização diária e sempre após as refeições!


Limpeza profissional


Além da higienização do protocolo dentário ser feita corretamente em casa, a limpeza profissional também deve ser mantida. Por isso, a cada seis meses o paciente deve fazer uma visita ao seu dentista!


A Simples Implantes conta com profissionais de excelência para realizar esse e outros procedimentos. Nosso objetivo é cuidar do seu sorriso para que você ilumine o mundo com ele!


Compartilhe essa informação.


Posts Em Destaque