Dental Tools in Pocket

 BLOG DA ODONTOLOGIA 

Cuidados necessários durante o tratamento ortodôntico



O tratamento ortodôntico é necessário em vários pacientes e por diferentes motivos. Portanto, eles podem ser estéticos ou funcionais.


Entretanto, além de ter o auxílio de um bom profissional ortodontista, o paciente também deve colaborar. Afinal, somente assim é possível ter eficientes resultados.


Mas você sabe quais são os cuidados necessários durante o tratamento ortodôntico? Confira abaixo quais são eles e faça tudo corretamente. Boa leitura!


Afinal, porque usar aparelho ortodôntico?


Muitos pacientes costumam procurar um tratamento ortodôntico devido à estética. Afinal, a busca pelo sorriso perfeito e com os dentes alinhados é a motivação maior para uma pessoa usar o aparelho.


Para esses casos, a vontade de aperfeiçoar o sorriso parte do paciente. Entretanto, em outros casos, o profissional percebe a necessidade de a pessoa usar o aparelho ortodôntico. Isso porque percebe uma má-oclusão que acarreta prejuízos funcionais como, por exemplo, a mordida cruzada.


Os dentes apinhados por falta de espaço prejudicam a estética, mas também compromete a saúde bucal. Afinal, dificultam a higienização, causando cáries ocultas ou inflamações gengivais. Com o tratamento ortodôntico, além da estética mais bonita, há uma melhora na higienização bucal.


Os cuidados antes de colocar o aparelho ortodôntico


Antes de iniciar um tratamento ortodôntico, é importante que a saúde bucal do paciente esteja em dia. Portanto, a gengiva não deve estar inflamada, pois os seus tecidos sustentam os dentes responsáveis pela sua movimentação.


Além disso, a superfície do esmalte também deve estar livre de placa bacteriana. Caso contrário, a colagem dos acessórios ortodônticos pode ficar ruim. Por isso, uma consulta para limpeza e profilaxia é recomendada antes de iniciar o tratamento ortodôntico. A presença de cárie também deve ser inexistente, pois é difícil restaurar um dente depois do aparelho fixado.


A colaboração do paciente no tratamento ortodôntico


O tratamento para quem usa aparelho ortodôntico é conduzido por um ortodontista. Porém, a colaboração do paciente é essencial para que os resultados sejam positivos.


Sendo assim, a frequência nas consultas contribuirá para que o tratamento seja ágil. Isso porque os ajustes precisam ser mensais e contínuos. Além disso, em muitos casos, há a necessidade de usar elásticos que devem ser colocados pelo próprio paciente em casa. Portanto, a colaboração com o tratamento ortodôntico é essencial.


Higiene bucal deve estar em dia


Além desses cuidados com a integridade do aparelho, a atenção à higiene não deve ser deixada de lado! Portanto, o uso de uma escova ortodôntica e interdentais devem ser usados para evitar o acúmulo de placa.


Consequentemente o surgimento de cáries e inflamações. Além disso, para fazer o tratamento ortodôntico é preciso usar o fio dental e superfloss para fazer a higienização. Entretanto, o uso do enxaguante bucal com flúor também é importante e atua na prevenção da desmineralização em volta dos braquetes.


Onde fazer o tratamento ortodôntico?


Viu quantos cuidados são necessários ter para realizar um tratamento ortodôntico. Na Simples Implantes você consegue fazer o seu com profissionais qualificados e com recursos específicos e com tecnologia de ponta.


Venha nos conhecer.

Posts Em Destaque

Posts Recentes